
Jesuíno Consultoria
Compatibilidade de Fungicidas
As substâncias que, quando misturado não mostram nenhuma mudança nas suas características são consideradas compatíveis. Quando em mistura, acontecer perda de eficácia de uma substância, ou de ambos, ou quando fitoxidez ocorrer devido à mistura Considera-se que as duas substâncias são incompatíveis. É uma característica importante para ambos os guardas e para sistémica.
Compatibilidade
Entende-se como compatíveis duas substâncias que, misturadas, não apresentam alterações em suas características. Em muitos casos é interessante que fungicidas sejam compatíveis com inseticidas, pois é desejável a aplicação simultânea visando controlar doenças e pragas. Em culturas, como a do tomateiro, que está sujeita a muitas doenças e pragas, inclusive vetores de vírus, é imprescindível que os fungicidas recomendados sejam compatíveis com os inseticidas. Quando ocorrer incompatibilidade, em alguns casos, a fitotoxidez pode ser aumentada.
Para facilitar a aplicação de tratamento é interessante que os fungicidas sejam quimicamente e fisicamente compatíveis com os insecticidas e micronutrientes. Em culturas como tomate, onde há incidência de muitas doenças e pragas, incluindo vetores de vírus, ea exigência de aplicações constantes de fertilizantes foliares, é de fundamental importância que os fungicidas recomendados são compatíveis com pesticidas e fertilizantes. Em plantações de café, comumente observado o uso de fungicidas para controle da ferrugem, inseticidas para o controle da broca e micronutrientes, como o zinco e boro simultaneamente na mesma aplicação.
